Google App Script

O Google App Script foi criado pelo Google para trazer mais funcionalidades as planilhas e sites do Google Docs, mas o projeto deu tão certo que ganhou vida própria e agora é conhecido como Google Script.

Escrevi 2 posts para a InfoQ falando sobre o básico do Google Script (na época ainda Google App Script) e como utilizá-los em planilhas.

Google Apps Script, Parte 1: Conceitos, Google Spreadsheet e Google Calendar

Google Apps Script, Parte 2: Google Docs, triggers e envio de emails

 

6 Replies to “Google App Script”

  1. Achei muito interessantes seus artigos na InfoQ. Abriu caminho para futuros Apps que pretendo desenvolver utilizando essa tecnlogia.

  2. Gostei do seu artigo, mas não estou conseguindo fazer funcionar o exemplo com a interface, não sei como fazer a interface abrir nem como fazer funcionar o evento ao clicar no botão. Se possível me dar uma força ai.

    1. Obrigado Jailson !
      Compartilha seu projeto comigo lá pelo Google Drive e eu tento te ajudar.

  3. Oi Alex, eu estou começando a ter uma noção do apps do google, é demais.
    Tem que realmente ter uma visão lógica do que se pretende pra poder programar. Estou ralando pra entender como faria um script pra me avisar de que a data que eu inseri no meu spread seja enviada e concatenando duas celulas pra me avisar do que eu tenho pra fazer tal dia. Ouf, chego lá.

    Bom, parabéns pelo blog.
    Ale

    1. Olá Alexandre, obrigado !

      Da mesma forma que você faz um “setValue” em uma célula, você pode ler o conteúdo dela com “getValue”. No seu caso você teria que ler o valor da coluna que deseja, depois converter para Date e ver se é o dia certo para enviar o email.

      Até mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.