Desenvolvendo aplicativos para iPhone

Todos conhecem a Apple por sempre tentar inovar e quebrar os padrões existentes fornecendo uma experiência nova e agradável para o usuário final. O lançamento do iPhone agitou o mundo da telefonia trazendo um aparelho elegante, com funcionalidades inovadoras , mudando para sempre o conceito de aparelhos móveis e reaquecendo um mercado que estava carente de novidades, pois os fabricantes líderes estavam acomodados com as poucas “inovações” que seus lançamentos apresentavam.

Apple iPhone especificações de tamanho
O iPhone (e posteriormente o iPod Touch) chegaram gerando uma movimentação em usuários, blogs, fóruns e comunidades de uma forma que eu não via a muito tempo,  pois, além de um excelente hardware, trazia um design moderno:  era fino (aproximadamente 12 milímetros), tinha um display grande (aproximadamente 62 milímetros de largura por aproximadamente 115 milímetros de altura), pesava impressionantes 90 gramas, câmera de 2 megapixels e contava com wi-fi, bluetooth. Além disso, foi lançado em duas versões, com HD interno de 4GB (já extinta), e a popular versão com 8GB. Todos os concorrentes se apressaram em apontar a impossibilidade de aumentar a capacidade de armazenamento, por se tratar de um HD interno, mas isso não chegou a ser uma ameça ao sucesso do aparelho.

Porém,  passado o calor do lançamento, logo os felizes donos do novo aparelho estavam famintos por aplicativos que utilizassem todo o seu potencial. Para atender essa demanda, a Apple não tardou a lançar o iPhone Dev Center, voltado ao desenvolvimento para iPhone e iPod Touch e que incluiu o lançamento de um kit de desenvolvimento (SDKSoftware Development Kit), vídeos, tutoriais, bibliotecas e códigos de exemplo.

Mas nem tudo são flores:  a EULA é extensa e fechada, limitando muito os aplicativos que poderiam ser desenvolvidos, e obrigando a todos que quisessem disponibilizar seus aplicativos a passar por um extenso processo de homologação e validação.

Se você tem interesse em desenvolvimento de aplicativos para iPhone ou iPod Touch, acompanhe os próximos posts onde vamos comentar sobre todo o processo necessário para começar a desenvolver aplicações para iPhone e iPod Touch, desde o hardware e softwares necessários, linguagem, framework, até os modelos de inscrições que a Apple oferece.

2 Replies to “Desenvolvendo aplicativos para iPhone”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *