Desenvolvendo aplicativos para iPhone, preparando o ambiente

No artigo que publiquei anteriormente aqui fiz uma breve introdução ao iPhone e iPod Touch e como eles chegaram trazendo todo um novo mundo de possibilidades para desenvolvedores e usuários. No momento em que estava escrevendo este artigo a Apple anunciava a versão 3.0 do firmware para iPhone (overview aqui) que traz algumas novidades interessantes para os usuários, dentre elas:

  • Search your iPhone
  • Cut, copy, and paste
  • Send photos, contacts, audio files, and location via MMS (iPhone 3G only)
  • Read and compose e-mail and text messages in landscape

Para os desenvolvedores, algumas features novas também se destacam, entre elas:

  • in-app purchases — like subscriptions, additional game levels, and new content.
  • They can also create apps that connect peer to peer via Bluetooth, communicate with hardware accessories
  • use the Apple Push Notification service to provide alerts.

Falarei dessas features com mais detalhes mais tarde.

Pois bem, agora você está empolgado, e gostaria de fazer o seu primeiro software para iPhone, e está se perguntando por onde começar. Abaixo eu listo os passos básicos que você deve seguir para iniciar seu desenvolvimento:

  1. se você ainda não possui um iPhone/iPod Touch, eu (e a Apple) recomendamos que você se prepare para adquirir um. O emulador é bem fiel ao device, mas todo o software deve ser testado no aparelho antes de submetido à Apple para aprovação;
  2. se ainda não possuir, compre um Apple Intel Based, não pode ser os da linha PowerPC; (read me do SDK aqui, precisa ser cadastrado para visualizar o arquivo)
  3. vá até o iPhone Developer Center da Apple (clicando aqui) e cadastre-se. Isso já dará acesso ao download do XCode (IDE para desenvolvimento) e à vários vídeos e exemplos de código. Se você chegou até aqui, já consegue fazer e testar seus aplicativos com o XCode, mas se quer vender suas aplicações, precisa seguir adiante;
  4. agora você precisa pagar a taxa (anual) de 99 obamas (U$ 99.00) para a Apple, esse valor é cobrado para que você faça parte do “iPhone Developer Program” e possa publicar suas aplicações (se aprovadas pela Apple) na AppStore. Após realizar este processo, você receberá um email da Apple, parabenizando você por fazer parte do “iPhone Developer Program”, e sua chave para ativação. Se sua aplicação será usada em vários aparelhos em uma empresa, existe outro tipo de assinatura chamada “Enterprise” e o valor é de 299 obamas (U$ 299.00) que além do que é oferecido pela versão “single developer” ainda disponibiliza uma nova feature para o iTunes conseguir fazer deploy da aplicação nos vários aparelhos da sua empresa.

Feito isso, é só pegar o livro de Objective C, ler os tutoriais do site da Apple e fazer a sua aplicação. No próximo posts, veremos o XCode e como fazer um Hello World !!

2 Replies to “Desenvolvendo aplicativos para iPhone, preparando o ambiente”

    1. Lincoln,

      em teoria sim, até existem gerenciadores de VM que possuem templates para emular ambientes Mac. Se procurar na internet vai até encontrar como instalar o MacOS em um PC (os famosos Hackintoshs), mas eu nunca tentei. Caso se aventure, nos conte como foi a experiência.

      Até mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *