No artigo que publiquei anteriormente aqui fiz uma breve introdução ao iPhone e iPod Touch e como eles chegaram trazendo todo um novo mundo de possibilidades para desenvolvedores e usuários. No momento em que estava escrevendo este artigo a Apple anunciava a versão 3.0 do firmware para iPhone (overview aqui) que traz algumas novidades interessantes para os usuários, dentre elas:
- Search your iPhone
- Cut, copy, and paste
- Send photos, contacts, audio files, and location via MMS (iPhone 3G only)
- Read and compose e-mail and text messages in landscape
Para os desenvolvedores, algumas features novas também se destacam, entre elas:
- in-app purchases — like subscriptions, additional game levels, and new content.
- They can also create apps that connect peer to peer via Bluetooth, communicate with hardware accessories
- use the Apple Push Notification service to provide alerts.
Falarei dessas features com mais detalhes mais tarde.
Pois bem, agora você está empolgado, e gostaria de fazer o seu primeiro software para iPhone, e está se perguntando por onde começar. Abaixo eu listo os passos básicos que você deve seguir para iniciar seu desenvolvimento:
- se você ainda não possui um iPhone/iPod Touch, eu (e a Apple) recomendamos que você se prepare para adquirir um. O emulador é bem fiel ao device, mas todo o software deve ser testado no aparelho antes de submetido à Apple para aprovação;
- se ainda não possuir, compre um Apple Intel Based, não pode ser os da linha PowerPC; (read me do SDK aqui, precisa ser cadastrado para visualizar o arquivo)
- vá até o iPhone Developer Center da Apple (clicando aqui) e cadastre-se. Isso já dará acesso ao download do XCode (IDE para desenvolvimento) e à vários vídeos e exemplos de código. Se você chegou até aqui, já consegue fazer e testar seus aplicativos com o XCode, mas se quer vender suas aplicações, precisa seguir adiante;
- agora você precisa pagar a taxa (anual) de 99 obamas (U$ 99.00) para a Apple, esse valor é cobrado para que você faça parte do “iPhone Developer Program” e possa publicar suas aplicações (se aprovadas pela Apple) na AppStore. Após realizar este processo, você receberá um email da Apple, parabenizando você por fazer parte do “iPhone Developer Program”, e sua chave para ativação. Se sua aplicação será usada em vários aparelhos em uma empresa, existe outro tipo de assinatura chamada “Enterprise” e o valor é de 299 obamas (U$ 299.00) que além do que é oferecido pela versão “single developer” ainda disponibiliza uma nova feature para o iTunes conseguir fazer deploy da aplicação nos vários aparelhos da sua empresa.
Feito isso, é só pegar o livro de Objective C, ler os tutoriais do site da Apple e fazer a sua aplicação. No próximo posts, veremos o XCode e como fazer um Hello World !!
Querido, tem como emular o ambiente de desenvolvimento da apple com máquina virtual ao invés de se comprar um equipamento?
Abs,
Lincoln
Lincoln,
em teoria sim, até existem gerenciadores de VM que possuem templates para emular ambientes Mac. Se procurar na internet vai até encontrar como instalar o MacOS em um PC (os famosos Hackintoshs), mas eu nunca tentei. Caso se aventure, nos conte como foi a experiência.
Até mais